Páginas

11 de julho de 2011

Domingo é dia de mitologia grega: curiosidades sobre Perséfone


"Oi pessoal! Me DESCULPEM por não ter mais colocado nos 2 últimos domingos sobre mitologia grega !!! Estou completamente atolada de estudos e totalmente esquecida!!! Mil desculpinhas mesmo! Estou tão avoada, meus deuses. Estou postando então, na segunda ( um dia depois do domingo) oque eu ia postar ontem e acabei esquecendo, são várias curiosidades sobre Perséfone! Espero que gostem e boa leitura."

Perséfone é descrita como uma mulher de olhos escuros por Oppiano possuidora de uma beleza estonteante, pela qual muitos homens se apaixonaram, entre eles, Pírito e Adônis. Foi por causa deste último que Perséfone se tornou rival de Afrodite, pois ambas disputavam o amor do jovem, mas também outro motivo era porque Afrodite tinha inveja da beleza de Perséfone. Embora Adônis fosse seu amante, o amor que Perséfone sentia por Hades era bem maior. Os dois tinham uma relação calma e amorosa. As brigas eram raras, com exceção de quando Hades se sentiu atraído por uma ninfa chamada Menthe, e Perséfone, tomada de ciúmes, transformou a ninfa numa planta, destinada a vegetar nas entradas das cavernas, ou, em outra versão, na porta de entrada do reino dos mortos.Persefone interferia nas decisões de Hades, sempre intercedendo a favor dos heróis e mortais, e sempre estava disposta a receber e atender os mortais que visitavam o reino dos mortos a procura de ajuda. Apesar disso, os gregos a teminam e salvo exceções, no dia a dia evitavam falar seu nome (Perséfone) chamando-a de Hera inferna  (sacaram? Hera - rainha + inferna- inferno, reino dos mortos = rainha dos mortos)



Descendência e Consortes

Nos cultos órficos, Dionísio era também amante de Persefone, o deus passava intervalos de tempo na casa da rainha dos mortos, e junto com ela era cultuado nos mistérios orficos como símbolo do renascimento.Conta-se, ainda, que Zeus, o pai da Perséfone, teve amor com a própria filha, sob a forma de uma serpente. Preciosas informações retiradas de antigos textos gregos, citam que Perséfone teve um filho e uma filha com Zeus: Sabázio e Melinoe era de uma habilidade notável, e foi quem coseu Baco na coxa de seu pai. Com Heracles, (Algumas versões citam Zeus ou até mesmo Hades) teve Zagreus, que seria a prinmeira reencarnação de Dionisio . Perséfone, com Hades, é mãe de Macária, deusa de boa morte.




Outras relações

Apesar de Perséfone ter vários irmãos por parte de seu pai Zeus, tais como Ares, Hermes, Dionísio, Atena, Hebe, Apolo, entre outros, por parte de sua mãe Deméter, tinha um irmão,Pluto, um deus secundário que presidia às riquezas. É um deus pouco conhecido, e muito confundido como Plutão, o deus romano que corresponde a Hades. Tinha também como irmã, filha de sua mãe, uma deusa chamada Despina, que foi abandonada pela mãe de ambas ao nascer. Por isso ela tinha inveja da deusa do mundo dos mortos, até porque Demeter se excedia em atenções para a rainha. Em resposta, a filha rejeitada destruia tudo que Perséfone e sua mãe amavam, o que resultaria no inverno


IMAGENS:















Comentários: E ai, gostaram? Eu amei! Achei muito interessante, eu nem sabia que Perséfone tinha irmãos mortais!






Fonte: Wikipédia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário