Páginas

17 de junho de 2011

Rick Riordan introduz em série lado romano dos deuses gregos


Os livros para o público infanto-juvenil trazem consigo uma característica muito interessante. Normalmente eles estimulam a leitura de tal forma que os leitores acabam se aprofundando em tudo que diz respeito ao universo de sua série favorita.
Divulgação
Rick Riordan agora usa adaptações romanas da mitologia grega em livro
Rick Riordan agora usa adaptações romanas da mitologia grega em livro
Com "Percy Jackson e os Olimpianos" não foi diferente. Os jovens que começaram a ler as aventuras do filho de Poseidon dos dias atuais sabem na ponta língua mitos gregos complexos, nomes de heróis e a origem de diversas tramas da mitologia que se repetiram na saga atual.
Continuando o sucesso, Rick Riordan aumenta o pano de fundo de conhecimento. "O Herói Perdido", primeiro da coleção "Os Heróis do Olimpo", retoma o universo de Percy Jackson, trazendo inclusive alguns personagens já conhecidos, mas colocando novos semideuses em foco.
Na Antiguidade, quando o Império Romano conquistava um novo povo adquiria algumas das características para facilitar a absorção dessa nova cultura. Quando conquistaram a Grécia mantiveram esta política e, por conta disso, todo o panteão grego tem seu correspondente romano.
É com esta ideia que a nova série trabalha. Jason, um garoto desmemoriado que acorda ao lado de outros semideuses, não faz ideia de quem seja ou que estava fazendo ali. Aos poucos pequenos flashes de memória surgem e vão apresentando ao leitor quem é este sujeito.
Ele está ao lado de Piper e Leo, que tem memórias vívidas de uma vida com ele, mas que não passam de um truque, aparentemente de Hera. O mais estranho no garoto é que ele parece já ter passado por um treinamento semelhante ao do Acampamento Meio-sangue, mas com algumas diferenças.
Jason fala latim perfeitamente, reconhece os deuses por seus nomes romanos e suas técnicas de combate são as mesmas das legiões do Império. Ainda assim, ele está profundamente ligado a uma nova profecia que promete mais destruição que a saga anterior.
Completando o cenário está o sumiço de Percy Jackson, fato que está diretamente relacionado ao estranho rapaz. Tudo só aumenta mais a desconfiança de quem ele seja e que tipo de vida tinha antes de acordar ao lado de Piper e Leo, além de deixar claro que o que irão enfrentar será grande.
Riordan mantém o estilo que o deixou famoso, fazendo com que não se largue o volume até a última página. Os mistérios apresentados também são resolvidos, mas não sem deixar a curiosidade aguçada para o próximo título.
*
O Herói Perdido
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Páginas: 432

Fonte: Folha



Nenhum comentário:

Postar um comentário