Páginas

7 de maio de 2011

Dia a dia dos gregos

O dia a dia dos gregos na Grécia Antiga
    Os homens gregos passavam a maior parte do tempo fora de casa. Ocupavam-se, fazendo compras, trabalhando e conversando com os amigos.
    As mulheres ficavam em casa, cuidando da alimentação, das roupas organizando o trabalho dos  escravos. Ela também cuidava do dinheiro.
    As casas dos gregos eram  pequenas e simples, não tinha tanto conforto. Para eles não importava por causa da suavidade do clima, passavam a maior parte do tempo fazendo suas atividades fora de casa. As casas são feitas de uma mistura de pedregulhos e terra cozida, as paredes eram tão fracas que os ladrões eram chamados de "arrombadores de paredes". Eles só cavavam um buraco na parede e entravam na casa. As cozinhas eram raras e a comida era preparada ao ar livre. Na Grécia Antiga não havia residências de luxo, nem mesmo um grande general. Viviam numa casa simples, igual a seus vizinhos. De café da manhã comiam pão embebido em vinho diluído com água. No almoço comiam azeitonas e figos ou pão com queijo de cabra. A janta constituía em uma sopa de cevada. As vezes comiam legumes algumas aves. Carne só havia em ocasiões especiais e depois de rituais. Em ocasiões coma essas, cabras e carneiros eram sacrificados no pátio das casas. As vísceras e gorduras eram queimadas no altar como oferenda aos deuses. Depois da oferenda, a carne era distribuída aos pobres.
    A principal bebida dos gregos era o vinho, misturado com água, e antes de  bebê-lo, costumavam derramar algumas gotas no chão de oferenda aos deuses.


Fonte: http://amora.cap.ufrgs.br/2001/projetos/roma/grecia.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário